Omelete de grão de bico
INFORMAÇÕES GERAIS
O grão-de-bico (Cicer arietinum L.) é uma leguminosa fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras, além de conter diversos compostos bioativos. Ela se destaca por ter melhor digestibilidade do que outras leguminosas, como o feijão, ervilha, soja e lentilha, além de apresentar baixo teor de fatores antinutricionais e melhor disponibilidade de ferro. Seu percentual de digestibilidade varia de 64 a 79%, dependendo da origem do grão-de-bico.
INGREDIENTES
O grão-de-bico apresenta quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais, exceto os aminoácidos com enxofre (como a metionina), que podem ser complementados por adição de cereais na alimentação.
MODO DE PREPARO
- Escorra o grão-de-bico demolhado e bata com duas xícaras de água no liquidificador. Seja paciente e triture até ele se desfazer completamente. Junte a aveia (ou a linhaça), o alho, cúrcuma, ervas, fermento, sal (uma colher de chá rasa ou a gosto) e pimenta do reino a gosto e bata novamente por alguns segundos.
- Transfira a mistura para um recipiente grande e junte a cebola e a salsinha. Misture bem. Aqueça uma frigideira grande e com tampa. Quando ela estiver bem quente, espalhe um pouco de azeite, formando um filme (não precisa exagerar).
- Em seguida, despeje um pouco da mistura de grão-de-bico no centro da frigideira e use uma colher para espalhar a massa, como se estivesse fazendo um crepe/panqueca. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 8-10 minutos.
- Quando a superfície estiver seca, o omelete parecer firme e as bordas ligeiramente douradas, está na hora de virar. Deixe cozinhar do outro lado, descoberto, por mais 5-6 minutos.